segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dias com o nome Pediatria

Há pouco estava a lembrar-me do meu último estágio, no serviço de Pediatria. De como as crianças, apesar da doença, me deram tanto si com simplicidade e sem segundos interesses. Mostrando-me em cada dia que são muito mais fortes que qualquer adulto, ao enfrentarem situações dolorosas com um sorriso na cara e  brinquedo na mão. Pergunto-me como cada um estará agora.
Naquelas seis semanas levaram-me para um mundo de onde eu já tinha partido há algum tempo, redescobri o que é se criança sendo-se já adulto, fazendo-me pequeno com cada um deles cresci. Obrigado. Guardo no meu coração cada um com que me cruzei, especialmente alguns que me marcaram, guardo as suas vidas que se cruzaram com a minha, mas sobretudo os seus sorrisos no meio da adversidade. 
Sorrisos que valem ouro, que valem a pena, que valem ser enfermeiro.
Posto isto partilho um poema que li várias vezes durante o estágio de Pediatria e que de certa forma me inspirou.
"Olha-me rindo uma criança
E na minha alma madrugou.
Tenho razão, tenho esperança
Tenho o que nunca me bastou.

Bem sei . Tudo isto é um sorriso
Que é nem sequer um sorriso meu.
Mas para meu não o preciso
Basta-me ser de quem mo deu.

Breve momento em que um olhar
Sorriu ao certo para mim...
És a memória de um lugar,
Onde já fui feliz assim."
Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário